22 de mar. de 2010

Qual o tipo de jornalismo você valoriza?


Publicada no site Meio e Mensagem no dia 17 de março, a matéria "Jornalismo com Paixão, the Obama-Way" contribui para pensarmos no modelo de jornalismo da atualidade. Fundador do Chicago News Cooperative, James O´Shea criou um novo projeto para resolver os problemas advindos da falta de publicidade e queda nas vendas dos impressos. Ele acredita que a mídia não necessita ser financiada totalmente pela publicidade. Assim, foi criado o Jornalismo de Serviço Público, uma equipe de repórteres investigativos destinada a ir atrás dos fatos, apurar a atuação dos governantes e verificar as verbas governamentais. O público que acreditar nesse serviço irá pagar US$ 2 por semana para financiar a operação.

De acordo com Jim, o direcionamento dos meios de comunicação está errado. As pessoas não estão dispostas a pagar por notícias online, mas poderão pagar por um tipo de jornalismo que valorizem. As constatações de Jim podem estar certas. Segundo um estudo feito pela Nielsen com 27 mil pessoas, de 52 países, a maioria das pessoas ainda são contra a cobrança pelo acesso online às páginas de jornais e revistas. A pesquisa tinha como objetivo descobrir como que o público leitor concebe a possível ideia de mudança no fornecimento de conteúdo. Apenas um terço dos entrevistados respondeu que aceitaria desembolsar alguma quantia para acessar um conteúdo jornalístico na web.

Os veículos de comunicação impressos estão buscando alternativas para sanar o déficit
orçamentário, agravado pela crise americana de 2008. Por isso, discutir essa questão torna-se tão importante ultimamente. O modo de fazer jornalismo está em debate, e isso pode gerar grandes alterações para o público. A mídia precisa auxiliar o leitor a entender a situação. A diversidade de suportes para divulgar um conteúdo jornalístico, não transforma apenas o formato e produção do jornal, acarreta, também, modificação na maneira do público relacionar-se com a mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog