30 de mar. de 2010

Toda a atenção voltada para a China!

Imagem: Portal Imprensa


A reportagem publicada na Revista Imprensa, edi
ção março de 2010, faz um retrato da atual encruzilhada chinesa: de um lado um gigante no mercado internacional e de outro um país que ainda mantém a mídia amordaçada. O assunto foi tratado minuciosamente e apresenta um completo trabalho de campo na produção da matéria. A China é um assunto amplamente divulgado pela mídia, mas essa publicação busca expor também a opinião dos próprios chineses sobre sua imprensa e governo. Esta edição faz parte de uma série de reportagens que prossegue até julho, totalizando 5 matérias. A iniciativa da revista ajuda o leitor a entender a diferença de valores e atitudes dos chineses. Por fim, questionamos se o modelo de mídia adotado no ocidente não precisa também ser julgado. Pois não somos, como imaginávamos, um exemplo para a China.

O país está em um ótimo momento, assume um papel protagonista no cenário internacional e impulsiona os indicadores econômicos globais, mas ainda se mantém inflexível quanto a participação do Estado em todas as esferas e setores nacionais. Os chineses acreditam que o grande desafio nesse momento de transição do país é conseguir com que o ocidente se adapte e aceite a China. Para a população, já existe uma mudança na imprensa nacional e essas transformações as vezes passam despercebidas pelos ocidentais. Um dos entrevistados pela revista, Zhu Shouchen, da All-China Journalists Association, resume: "os jornalistas têm mais liberdade de expressão, sim, mas carregam em seus ombros a responsabilidade pelo desenvolvimento do povo e estabilidade do país.

Os efeitos do desenvolvimento econômico no país atingem o setor de mídia que, apesar de ser predominantemente estatal e altamente regulado, apresenta indicadores positivos. A contribuição para este resultado vem do rápido desenvolvimento da economia chinesa, que alavancou um enorme desejo da população em se informar.


Apesar das fortes evidências de desenvolvimento no setor das comunicações do país, a China ainda esbarra na questão motora para a progresso de um bom jornalismo: liberdade de expressão. "Os jornalistas enfrentaram muitos obstáculos em 2009, cofrontando atos de violência, a destruição de material e equipamento, a privação de acesso a espaços públicos, a vigilância e repressões", afirma a Federação Internacional dos Jornalistas para a Revista Imprensa.

Um comentário:

  1. Zé Guilherme Taveira5 de abril de 2010 às 19:28

    Paulinha, a China é um belo país em relação a sua cultura diferenciada do ocidente, em seu povo, mas seu governo é fechado para algumas coisas, a questã "open your mind and discovery the word" aqui parece ser um ponto vencido para o governo, mas nao para o povo de Beijim e outras regioes que em manifestaçoes pro"google"como exemplo, mostram que estao dispostos a ser um povo "multicultural" , fazendo parte desta grande nação da qual todos nos fazemos parte! Eu, vc, todos, menos os corinthianos...(rs)
    Mandou bem, continuem assim meninas!

    ResponderExcluir

Seguidores

Pesquisar este blog