6 de abr. de 2010

BBB: o entretenimento vende!

Crédito de imagem: capricho.abril.com.br
Pode falar o que for, que é exploração de baixaria, que não é culto, mas uma coisa é fato, o BBB faz sucesso, e mais do que isso, ele vende! E a Globo continua explorando o tema o quanto pode, afinal seu interesse é vender, não se importando muito com a qualidade, e sim com a audiência que o programa traz, quanto maior a audiência, maior é o patrocínio e portanto mais dinheiro para a emissora. A Rede Globo mostra o que o povo quer ver, e infelizmente, o que o povo quer ver é entretenimento, é BBB!E ele teve 154 milhões de votos na final, não foi a toa certo ? É uma fórmula destinada a ser bem sucedida, por que mexer em time que está ganhando?

Mesmo com uma semana do final do programa, ontem (05.04) tivemos no programa da Ana Maria Braga a "lavação de roupa suja" do BBB, com todos os participantes tirando satisfação entre si de coisas que ocorreram na casa, um participante querendo aparecer mais que o outro, ou então querendo "sair por cima". É uma baixaria só, mas não posso ser hipócrita, assim como muitos, eu adoro esse programa, sempre assisto, mesmo sabendo que como conteúdo seja péssimo, o fato é que gostamos de saber da vida dos outros, gostamos de intrigas, brigas e baixaria, principalmente quando estamos acompanhando a vida dessas pessoas durante 3 meses. Seria melhor para a nossa cultura que ele não existisse? Sim, provavelmente. Mas estamos falando de entretenimento, de chegar em casa e desligar o cérebro, ligar a televisão com um simples objetivo: Se distrair, e isso o Big Brother nos proporciona sempre. Uma distração, apenas isso. E a Globo também faz o seu papel, com a edição torna o programa algo com uma história que agrada o público, mostrando os integrantes como personagens, com herói, o anti-herói etc. É também dela o mérito do programa ser o sucesso que é, ela o edita de forma a torná-lo a paixão nacional que ele é.

É claro que o ideal seria um programa de entretenimento que nos trouxesse também aprendizado, mas essa fórmula ainda não saiu, e assim que sair eu garanto que será bem sucedida. Acredito que queremos algo com bom conteúdo na tv, mas o real objetivo do brasileiro atualmente é se distrair com a televisão, e isso o BBB nos proporciona muito bem. Mesmo quem afirma que não assiste, que não gosta e que é apelativo e de baixa qualidade pelo menos uma vez na vida já viu, e pelos 3 meses que o programa dura uma hora ou outra teve que ouvir comentários sobre o programa, pois é um sucesso nacional, está na boca do povo sempre. Vendo esse sucesso as vezes nos indagamos se o BBB que é o BBB teve 150 milhões de votos como o brasileiro não usa seu poder de voto para melhorar a nossa política? Bom, aí é outro assunto, precisamos modificar a nossa cultura, só quando as pessoas tiverem o mesmo interesse por política que elas têm pelo BBB que o nosso país irá melhorar neste ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog