10 de abr. de 2010

O olhar otimista de "Viver a Vida"















Sem entrar em maiores discussões sobre o papel da novela na cultura brasileira, a do horário nobre transmitida pela Rede Globo, “Viver a Vida” traz algumas temáticas importantes para passar ao público.


Na minha opinião, claro. Não ignoro o fato de ser uma ficção absolutamente adaptada ao que a emissora quer que seja passado, e que muitos criticam e não consideram novela como um tipo de “mídia” válida.


Porém, acredito que hajam temas que de alguma maneira acabam passando boas informações aos telespectadores.


A personagem Luciana, interpretada pela atriz Aline Moraes, mostra para muitas pessoas o cotidiano de um portador de necessidades especiais. A personagem fica tetraplégica após sofrer um acidente e a partir daí cada capítulo da novela dedica-se a mostrar os pequenos avanços de Luciana e os variados obstáculos que ela procura superar. Além das dificuldades, a novela procura passar um outro lado do drama, a personagem vai recuperando sua independência através de objetos criados para adaptar algumas atividades à ela. Como quando ela posta em seu blog, um teclado adaptado é usado para a cena, ou quando ela come quando também faz uso de objetos adaptados. Claro que não posso deixar de lado o fato de que a personagem tem muito dinheiro e que nem todos os portadores de necessidades especiais podem ter acesso a esse tipo de equipamento.


Contudo, a novela preocupa-se em mostrá-los e tenta passar outra percepção a quem assiste. Isso acaba informando não só o telespectador que está na mesma situação que Luciana, mas também chama a atenção dos demais para esse assunto.


Houve até mesmo a divulgação de um projeto especial realizado nas praias do Rio de Janeiro, chamado "Praia Para Todos" que permitia as pessoas que usam cadeira de rodas a entrar no mar com uma “cadeira anfíbia”. Poucas pessoas conheciam a existência desse projeto.


Mas a novela realmente peca em muitos outros aspectos, criando cenas absolutamente ilusórias. Afinal de contas, não é a toa que se ouve sempre “isso só acontece na novela”.



O vídeo abaixo foi publicado em um blog criado especialmente para a personagem Luciana, para aproximá-la ainda mais ao público e passar mais informações fora da novela. O endereço do blog é http://especial.viveravida.globo.com/sonhos-de-luciana/ e o vídeo é sobre o Projeto "Praia Para Todos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog